EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO SOCIAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO CQC DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ – BA

Evania Luzia Mascarenhas Cunha Carneiro, Bárbara Maria dos Santos Caldeira

Resumo


O presente trabalho traz a temática da educação profissional como forma de geração de renda, autonomia e inclusão social, tendo como objetivo analisar práticas de qualificação profissional técnica da gestão municipal do Programa Bolsa Família desenvolvidas pelo Centro de Qualificação Coiteense – CQC, no município de Conceição do Coité – BA, direcionadas à geração de renda e promoção da cidadania de pessoas cadastradas no CadÚnico e beneficiárias da política pública. A metodologia de pesquisa optou pela dimensão qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e entrevistas. Entendendo que a educação profissional é uma estratégia para enfrentar a condição de pobreza imposta a tantos brasileiros, faz-se necessário compreender de que forma ela pode contribuir para a formação do cidadão, para o desenvolvimento da sua autonomia e para geração de trabalho e renda, ajudando, assim, a vencer, ou minimizar, as desigualdades sociais e a pobreza, efeitos esses constatados através de depoimentos de beneficiários do projeto do objeto de estudo, que formou 1.710 coiteenses entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016, em 45 cursos variados.

Palavras-chave


Educação profissional. Geração de renda. Inclusão Social. Programa Bolsa Família.

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