O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Diretrizes para Autores
A Revista Cientefico (ISSN: 1677-5716 - online) propõe-se a estimular a produção acadêmico-científica, visando instigar a transdisciplinaridade entre as áreas de interesse das Instituições do grupo Yduqs. As diretrizes gerais da revista são definidas pelo Conselho Editorial e as sugestões, críticas e observações efetivadas pelos leitores devem ser encaminhadas à Equipe Editorial, por meio do site: http://revistacientefico.adtalembrasil.edu.br/cientefico. Atualmente, a periodicidade da revista é semestral, além de contar com a versão online de livre acesso no site das IES.
Orientação Editorial
Os textos produzidos deverão ser originais e serão submetidos a exame pela Equipe Editorial, a quem cabe elaborar o conteúdo do parecer e deliberar sobre a publicação.
A Equipe Editorial poderá assessorar-se de pareceristas ad hoc, a seu critério, omitida a identidade dos autores, bem como dos respectivos avaliadores. O prazo de entrega do parecer dos avaliadores será em média de (03) meses.
As revisões necessárias serão sugeridas pela Equipe Editorial, seguindo as observações técnicas do(s) revisor(es), e a devolução dos textos avaliados deverá ocorrer no prazo de trinta dias, pelo seu autor, uma vez que ele tenha recebido a notificação. É permitida a reprodução parcial dos textos, desde que citada à fonte.
Apresentação do Manuscrito
Os trabalhos, digitados em Word for Windows (doc ou docx);
Os textos terão no mínimo 15 e no máximo 25 páginas em papel A4 e configuradas de modo a apresentar margem esquerda e superior de 3,0 cm e margem direita e inferior 2,0cm, em todo documento, em espaço 1,5 entrelinhas, justificado;
A fonte usada deverá ser Times New Roman, tamanho 12 em estilo normal. O resumo deverá ser tamanho 11, em itálico, em texto corrido, sem parágrafos. E as citações deverão ser apresentadas em tamanho 10, sendo que as citações de até 3 linhas deverão ser incorporadas ao parágrafo e àquelas de 3 linhas ou mais sofrerão recuo de 4 cm, à direita, com espaço simples e justificado.
Não faça espaço no início dos parágrafos, deixando uma linha entre eles;
O título do trabalho deverá ser apresentado em letra maiúscula, tamanho 12, em negrito, com alinhamento centralizado, não devendo exceder duas linhas;
Após o título do trabalho, inserir nome completo do(s) autor(es), alinhado à direita;
Na primeira página, em nota de rodapé, em tamanho 11, deverão constar a titulação acadêmica e a vinculação institucional de cada um dos autores bem como o endereço eletrônico de todos eles;
Os artigos devem conter resumo com no máximo 350 palavras e de três a cinco palavras-chave. Também deve haver um resumo em língua inglesa, abstract, com a mesma quantidade de palavras-chave neste idioma;
Recurso tipográfico Itálico deve ser utilizado apenas para palavras e/ou expressões estrangeiras;
Não deve ser incluída moldura no texto;
Os artigos deverão conter, obrigatoriamente, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.
Vale ressaltar que, algumas áreas do conhecimento, principalmente as Humanidades não trabalham com os títulos abaixo, apesar de representar o mesmo conteúdo, ou seja, há sim a descrição do método, dos procedimentos de coleta quantiquali, mas em geral os pesquisadores nomeiam tais itens com outros títulos.
a) Introdução: descrição breve do tema, objetivos e hipóteses;
b) Métodos: procedimentos científicos utilizados;
c) Resultados: descrição panorâmica dos dados levantados para propiciar ao leitor a percepção adequada e completa dos resultados obtidos de forma clara e precisa, sem interpretações pessoais;
d)Discussão: argumentos convincentes e adequados como: equações, exemplos, provas matemáticas, estatísticas, padrões, tendências, além de dados coletados e tabelados, onde devem ser feitas comparações com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam;
e) Conclusões e/ou Considerações Finais: devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses.
f) Referências: fontes de pesquisa que foram utilizadas e/ou consultadas para a confecção do artigo.
Os textos e as referências devem obedecer às normas da ABNT (NBR 6023 - Informação e documentação: Elaboração de referências bibliográficas);
As citações devem obedecer às normas da ABNT (NBR 10520 - Informação e documentação: Citações em documentos: apresentação);
Caso exista financiamento ou apoio o mesmo deve ser explicitado;
Pesquisas que envolvam seres humanos serão publicadas mediante o parecer do comitê de ética;
Para as tabelas e desenhos devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto (Word). As equações devem ser editadas no Microsoft Equation 3.0 ou similar;
As ilustrações, fotografia e mapas devem ser inseridas no tamanho máximo de 15x20 cm, ter boa qualidade e no formato de arquivo jpg. Gráficos e tabelas deverão ser colocados na ocorrência do texto, com as respectivas indicações de localização e explicação.
As notas de rodapé devem ser utilizadas, minimamente, para destacar alguma explicação e colocadas no pé das páginas por meio de números sequenciais, seguindo as referências numéricas constantes no corpo do texto.
Os trabalhos que estiverem distintos das normas sugeridas, não serão remetidos aos pareceristas, mas devolvidos aos autores para a devida adequação às normas.
Os autores serão responsáveis pelos dados, conceitos emitidos e Referências citadas em seus artigos.
Os trabalhos serão submetidos, sigilosamente, à apreciação do Conselho Científico ou a relatores de pareceres ad hoc, sendo publicados após o parecer favorável de, pelo menos, dois membros, de acordo com a programação a ser definida pelo Conselho Editorial, dependendo da quantidade de trabalhos aprovados, obedecendo-se a ordem cronológica de submissão.
Os autores receberão as informações sobre a aceitação do trabalho via e-mail pessoal.
Os autores, dos trabalhos recusados, serão informados via e-mail pessoal.
As possíveis sugestões dos pareceristas ou do Conselho Editorial de modificações nos trabalhos, serão remetidas, sigilosamente, aos autores.
Os autores, ao submeterem os seus trabalhos, estão concordando com a Cessão dos Direitos Autorais à Revista Cientefico, conforme disposições de veiculação e acesso livre dos leitores aos textos, desde que citando a fonte de referência e os respectivos créditos do autor.
Tipos de textos acolhidos
Artigos, artigos de revisão, relato de pesquisa ou experiência, resenhas, reflexão filosófica e artigo especial.
Artigos: Relato de investigação. Deve conter resumo e palavras chave em língua vernácula e estrangeira, introdução, métodos, resultados, discussão, considerações finais e referências;
Artigo de revisão: Revisão de literatura e crítica sobre determinado tema. Deve conter resumo e palavras chave em língua vernácula e estrangeira, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências;
Relato de pesquisa ou experiência: Explicitação dos passos do processo de pesquisa ou experiência vivenciada;
Resenhas: Abordagem de obras publicadas. Não é necessário resumo e palavraschave;
Reflexão filosófica: Abordagem relevante para o conhecimento científico e para a área acadêmica. Não é necessário resumo e palavras-chave;
Artigo especial: Texto escolhido pelo corpo editorial. Geralmente de um especialista ou teórico de áreas de interesse para o meio acadêmico. Deve conter resumo e palavras chave em língua vernácula e estrangeira, introdução, métodos, resultados, discussão, considerações finais e referências.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
URLs para as referências foram informadas quando possível.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Declaração de Direito Autoral
TERMO DE AUTORIZAÇÃO
Eu, _____________________________________________, CPF nº ________________, autorizo o periódico Cientefico (ISSN: 1677-5716 – online / ISSN: 1677-1591 – impressa) a publicar o texto de minha autoria intitulado ___________________________________________________________________________________________________________________, em versão eletrônica e disponibilizá-lo, em formato eletrônico ou outras mídias, para bases bibliográficas de indexação, repositórios e bancas de dados de referências e de periódicos científicos, dispensando qualquer tipo de remuneração ou contra prestação econômica pela divulgação do referido trabalho.
Declaro que o presente manuscrito é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, nem integralmente nem partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até concluído o processo de avaliação pela Revista Cientefico.
Informo ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso necessário e se solicitados, forneceremos as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito para análise do editor da revista.
___________________, _____ de __________ de _____.
Cidade (Estado)
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Assinatura
ISSN 1677-1591 (versão impressa) e ISSN 1677-5716 (versão on-line).